quinta-feira, 1 de março de 2012

DESIGN - Série Profissões! Escolha a próxima profissão! É só fazer um comentário pedindo a profissão que você quer conhecer.

Curso de Design e Produção Gráfica
Esse tecnólogo desenvolve projetos gráficos de livros, jornais, revistas e sites na internet. Ele encontra campo de trabalho em gráficas e nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas, no setor público e também em organizações não governamentais. Cuida da gestão da produção nos diversos segmentos da indústria gráfica. Empregando programas eletrônicos de desenho, editoração e tratamento de imagens, define a aparência e o formato das páginas, as cores, o tamanho e os tipos de letra, assim como máquinas, equipamentos, tinta e tipo de papel a ser utilizados. Cria logotipos, marcas e embalagens. Na produção gráfica, gerencia os processos de composição, impressão, revisão das provas, montagem e encadernação.
O mercado de trabalho
Escritórios de design e departamentos de marketing empregam esse profissional. "Estamos vivendo um momento de economia estável, e as empresas estão investindo em marca, na imagem da empresa. O mercado é competitivo, mas não está saturado", analisa Hugo Reis Rocha, coordenador do curso de Tecnologia em Design Gráfico do IF Fluminense. De acordo com o professor, os mercados mais promissores são os de grandes e médias empresas, que investem em design para fortalecer suas marcas. Os setores industrial e editorial são grandes empregadores desses profissionais. Nesse caso, eles são requisitados para criar novas embalagens, também para fazer editoração de livros, revistas e jornais e para criar peças publicitárias e de divulgação para a área de marketing imobiliário. As regiões com a maior demanda são Sul, dona de expressivo parque gráfico, onde estão instaladas Dixie Toga e Posigraf, e Sudeste, sede da Gráfica Pancron, da Ripasa e da Suzano Papel e Celulose. Também há possibilidades para os autônomos em empresas de menor porte e editoras de livros e revistas.


Salário inicial: R$ 877,80 (fonte: Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo); R$ 1.413,72 (fonte: Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal).

O curso
Além de aprender a lidar com máquinas de impressão, tipologia e diagramação, é fundamental a esse tecnólogo entender de computação. Por isso, alguns cursos priorizam a formação em design e projeto gráfico, ensinando como utilizar programas computacionais de editoração e de tratamento de imagens. Outros se voltam para as necessidades da indústria, formando profissionais especializados em gerenciamento e controle dos processos de produção. Um terceiro tipo de curso ocupa-se mais em ensinar ao aluno técnicas de criação de páginas de sites da internet. De modo geral todos oferecem no primeiro ano matérias teóricas, como estética, história da arte e sociologia. A parte gráfica começa a ocupar mais tempo no segundo ano e, até o fim do curso, chega a representar 40% do currículo. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar um trabalho de conclusão. Fique de olho: Algumas escolas oferecem o curso com ênfase em ilustracão digital; na Anhembi Morumbi, o foco é o design de animação. Duração média: quatro anos. Outros nomes: Comun. e Ilustração Dig.; Comun. em Comput. Gráf.; Design de Anim.; Design de Mídia Dig.; Design Gráf.; Design Gráf. (ilustração e anim. dig. 3D); Design Gráf. e de Prod.; Prod. Gráf.; Prod. Gráf. Dig.


Fonte: Guia do estudante

Um comentário: